Módulo Sensor de Reflexão IR (Seguidor Linha 3 sensores)

SENIRSEGLIN03

Produto novo

15 Itens

R$ 27,99

Mais informações

Esse Módulo Sensor de Reflecção IR também é chamado Sensor Seguidor de Linha é constituído de 3 sondas (sensores infravermelhos) que emitem e receptam sinais luminosos, possibilitando, deste modo, maior precisão na identificação do trajeto, por meio de linhas predemarcadas, cujo distância máxima de sensibilidade está entre 1 e 2cm.

 

O Módulo adota o sensor TCRT5000 que é composto basicamente por um LED emissor de luz infravermelha e um fototransistor sensível à essa luz, além de um resistor para limitar a corrente do LED e outro que coloca a saída em nível alto, onde é possível, por exemplo, fazer a detecção de uma linha por meio da variação de luz infravermelha refletida pela superfície onde está a linha.

 

O Módulo Sensor de Reflexão IR foi desenvolvido para aplicação em projetos robóticos e, é principalmente aplicado no desenvolvimento de projetos de “robôs seguidores de linha”.

 

Os “robôs seguidores de linha” são projetos que funcionam a partir de linhas pretas demarcadas no chão, desde que o chão seja totalmente branco, ou de linhas brancas, desde que o chão seja totalmente preto. O robô seguirá estas linhas, que definirão o trajeto a ser seguido graças ao Sensor de Linha.

 

Para que o robô possa seguir a linha predefinida é necessária a presença do Módulo Sensor de Reflecção IR, que é o responsável por emitir diferentes frequências de luzes para identificação do caminho, que ao refletirem na linha demarcada voltam ao sensor, adiantando ao microcontrolador a presença de curvas, por exemplo, e preparando os sinais do Sensor de Linha para que os motores realizem as manobras necessárias que mantém o “robô seguidor de linha” no caminho correto.

 

Atuando em conjunto com as placas microcontroladoras, o Sensor de Linha é compatível com a maioria dos sistemas disponíveis no mercado, entre eles: Arduino, PIC, ARM, AVR, etc.

 

O Módulo pode ser conectado ao Arduino ligando-se o pino positivo no 5V, o pino negativo no GND e cada pino de Sinal em um pino digital por exemplo, dessa forma será possível realizar a leitura do sinal digital do pino. Assim, quando objetos bloquearem a reflexão do infravermelho, o nível da saída será alto (5V) e quanto maior a luz infravermelha sentida pelo fototransistor, menor será a tensão de saída no pino de Sinal do módulo.

 

Características:
- 03 Sensores de Linha Infravermelhos: TCRT5000;
- Compacto e de fácil aplicação;
- Dois furos para fixação por um parafuso M4 (não incluso);
- Compatível com Arduino, PIC, ARM, AVR, etc.;
- Conexões VCC, GND, L, C, R;
- Indicado para “robôs seguidores de linha”;

- Tensão de trabalho: 5V;
- Dimensões (CxLxA): 69x28x07mm;
- Peso: 9g;

- Datasheet TCRT5000.

Comentários

Nenhuma avaliação de cliente no momento.

Escrever uma avaliação

Módulo Sensor de Reflexão IR (Seguidor Linha 3 sensores)

Módulo Sensor de Reflexão IR (Seguidor Linha 3 sensores)