Módulo WiFi ESP8266 NodeMcu ESP-12E

MDLWFNMESP12E

Produto novo

Este produto não está mais em estoque

R$ 54,90

Mais informações

Este Módulo WiFi NodeMcu ESP-12E é uma placa de desenvolvimento que combina o chip ESP8266 (ESP-12E), que é um SoC (System-on-a-Chip ou Sistema-em-um-Chip) com a pilha do protocolo TCP/IP integrada, que permite que você possa implementar o acesso a rede WiFi com qualquer microcontrolador, inclusive da linha Arduino, pois possui uma interface usb-serial, onde a programação pode ser feita usando LUA ou a própria IDE do Arduino, utilizando da comunicação via cabo Micro-USB conectado diretamente no computador.

O ESP8266 NodeMcu ESP-12E vem programado de fábrica com um firmware que permite a prototipagem de seu produto voltado a IoT, necessitando de apenas de um script escrito por poucas linhas em LUA. O que significa dizer que você não precisa de um Arduino para colocá-lo em funcionamento, mostrando um sistema microcontrolado com possibilidade de comunicação sem fio, além de interface Micro-USB. É possível também controla-lo por comandos seriais AT, ou seja, resumidamente, ele é um módulo que permite a comunicação com qualquer microcontrolador que tenha uma porta de comunicação serial RS232 nível TTL, dessa forma sua utilização se torna simples, pois ele se encarrega do protocolo WiFi, tornando a programação do lado do microcontrolador muito mais simples.

A utilização é muito simples, basta fazer a conexão com a porta USB do computador, baixar o driver e fazer a programação na linguagem Lua. A Lua é uma linguagem de script de multiparadigma, pequena, reflexiva e leve, projetada para expandir aplicações em geral. Porém também é possível utilizar outros firmwares, incluindo Python e JavaScript.

O NodeMcu após programado pode se comunicar com seu roteador Wifi ou diretamente com WiFi do seu celular, de modo rápido e eficiente, aumentando suas possibilidades de aplicação em projetos eletrônicos.

O módulo WiFi ESP8266 NodeMcu ESP-12E possui internamente um microcontrolador de 32bits, rodando a 80MHz e memória para cache, o que melhora a performace dos sistemas/circuitos reduzindo a necessidade de grande quantidade de memória dos microcontroladores. O módulo possui também WiFi front-end total (tanto como cliente e ponto de acesso), bem como uma pilha completa de TCP/IP com o DNS.

Nesse módulo está disponível 16 pinos de GPIO (pinos de entrada ou saída de propósito geral) que podem ser usados para controlar dispositivos externos diretamente pelo módulo, incluindo interface SPI, I2C.

Algumas diferenças entre o NodeMcu Esp-12E e o Arduino UNO R3:

  1. No módulo NodeMcu há apenas um pino de entrada analógica (A0), onde é possível utilizar o conversor analógico digital (ADC) de 10 bits. Para ler esse pino A0 pela IDE do Arduino, basta fazer uma chamada da função analogRead(A0). Mas é importante saber que neste pino a tensão máxima é 1V, ou seja, o valor do ADC de 10 bits (0-1023) é proporcional a uma tensão entre 0 e 1V.;
  2. O Arduino UNO possui um microcontrolador (ATMega 328P) de 16MHz (velocidade de processamento, onde atualmente até um celular é aproximadamente 100 vezes mais veloz), possui uma memória RAM de 2KB (memória onde são armazenadas as variáveis com os valores que são salvos no meio do código) e uma memória flash de 32KB (espaço para armazenamento do programa em si, lembrando que desses 32k, 2k já estão reservados para o bootloader);
  3. Já o NodeMCU possui um processador (Tensilica LX106) que pode atingir até 160MHz (10 vezes mais rápido que o Arduino), uma memória RAM de 20KB e uma memória flash de 4MB (tão grande que é até possível fazer download de uma atualização do próprio código!). Os shields Wi-Fi mais comuns possuem conexões 802.11 b e g (11MBps e 56MBps de limite de velocidade, respectivamente). Já o ESP possui as mesmas conexões além da 802.11n que possui um limite 300MBps de velocidade e tem um alcance até duas vezes maior.

Especificações:
- Chip: ESP8266;
- Modelo: NodeMcu ESP-12E;
- Possui adaptador USB para UART de série (Silicon Labs CP2102);
- Modos de funcionamento: STA/AP/STA+AP;
- Tensão de alimentação: 4,5 a 9V;
- Tensão de operação: 3,3V (regulador LM1117 3,3V/500mA);
- Duas entradas de energia protegido por diodo (um para um cabo USB, outra para uma bateria);
- Suporte à redes: 802.11 b/g/n (que é o padrão para as redes WiFi);
- Taxa de transferência: 110-460800bps;
- Conversor analógico digital no pino A0 (10bit - ADC);
- Potência de saída: no modo 802.11b +19.5dBm;
- Corrente de trabalho: ≈70mA (máx. 200mA);
- Corrente em modo de espera <200uA;
- Potência em modo de espera: < 1.0mW;
- Alcance: cerca de 90m (montado com antena impressa na PCI);
- Comunicação: Serial (TX/RX);
- Suporta comunicação: TCP e UDP;
- Temperatura de trabalho: -40 ℃ ~ +125 ℃;
- Conectores: GPIO, I2C, SPI, UART, Entrada ADC, Saída PWM (Corrente máx. 12mA);
- Modo de segurança: WEP, WPA, TKIP, AES;
- Dimensões: 49 x 25,5 x 7 mm;
- Linguagem de programação: Lua, IDE do Arduino, Python, JavaScript;
- Peso: 8g.

 Datasheet ESP12E: Download AQUI

Cabo Micro-USB não incluso.

Comentários

Nenhuma avaliação de cliente no momento.

Escrever uma avaliação

Módulo WiFi ESP8266 NodeMcu ESP-12E

Módulo WiFi ESP8266 NodeMcu ESP-12E