Sensor de Temperatura DS18B20 (prova d'água)

SENTMPDS18B20

Produto novo

Maiores detalhes vide informações na aba MAIS INFORMAÇÕES abaixo.

Mais detalhes

178 Itens

R$ 14,90

Mais informações

Este sensor de temperatura é a versão à prova de água do sensor DS18B20. Dessa forma ele é ideal para aplicações em ambientes úmidos ou onde é necessário monitorar a temperatura a uma longa distância do microcontrolador, pois como sua leitura é digital não sofre interferências com a distância.

 

Uma vantagem desse sensor é a sua capacidade de fornecer leituras com resolução de 9-bit a 12-bit (configuráveis).

 

Outra grande vantagem desse sensor é possuir uma interface de comunicação simples através de um único fio (1-Wire), o que lhe permite utilizar apenas uma porta digital do microcontrolador para transferir os dados. E por possuir um número serial único de 64-bit, vários DS18B20 podem ser interligados no mesmo barramento 1-Wire. Isto permite a colocação de sensores de temperatura em muitos lugares diferentes, sendo um recurso muito útil em controles de climatização ambiental, temperaturas de sensoriamento no interior de edifícios, equipamentos ou máquinas, e monitoramento e controle de processos.

 

Opera entre -55°C até +125°C e com precisão de ±0,5°C se estiver trabalhando dentro da faixa de -10°C até +85°C. Porém apesar do sensor operar em uma temperatura máxima de 125°C, o seu cabo é feito em PVC, logo sugerimos manter o sensor em aplicações abaixo de 100°C.

 

Características:

- Comunicação a 1 fio;
- Faixa de temperatura: -55ºC até +125ºC;
- Precisão: ±0,5°C na faixa de -10°C a +85°C;
- Tempo de resposta: <750ms;
- Resolução configurável pelo usuário de 9-bit a 12-bit;
- Possui número de série único de 64-bit, permitindo compartilhar vários sensores no mesmo pino do microcontrolador;
- Ponteira de aço inoxidável com 6mm de diâmetro por 30mm de comprimento, vedado com cola e tubo isolante termoretrátil garatindo isolamento e proteção da água, permitindo ficar submersa;
- Possui cabo de ligação revestido em PVC de 90 cm;
- Possui 3 fios de inferface: Fio Vermelho (VCC), Branco ou Amarelo (DADOS), Preto (GND).

 

Exemplo de utilização com Arduino:

Conexões: Ligar o fio vermelho do sensor DS18B20 no 5V do Arduino, o fio preto no GND e o fio de dados (branco ou amarelo) no pino digital D10 do Arduino. Para garantir a confiabilidade das leituras conectar um resistor (pull-up) de 4,7KΩ entre o fio de dados e o 5V.

Sensor_Temperatura-DS18B20-Ligações 

 

Programação:

1) Primeiramente deve-se baixar a biblioteca OneWire.h da internet e descompactá-la na pasta libraries do Arduino. Caso a sua versão já possua essa biblioteca esse passo pode ser ignorado. Essa biblioteca pode não funcionar na IDE (Interface de Desenvolvimento Integrada) do Arduino com versões anteriores a 1.0;

Pasta_Libraries_OneWire_DS18B20 

 

2) Abrir a IDE (Interface de Desenvolvimento Integrada) do Arduino clicando no aplicativo “arduino.exe”. No menu da IDE selecionar a opção "Abrir (Open)" no menu "Arquivo (Files)", em seguida selecionar a opção “Exemplos (Examples)”, logo após selecionar a biblioteca “OneWire” e abrir o programa exemplo chamado DS18x20_Temperature;

Programa_Exemplo_DS18x20_Temperature

 

3) Após conectar o Sensor + Arduino no seu computador deve-se carregar o programa exemplo DS18x20_Temperature.ino no Arduino, pressionando o botão “Carregar (Upload)” logo abaixo da barra de menu. Aguarde até uma mensagem de concluído (Done) ser exibida. Agora abra a tela Serial Monitor da IDE do Arduino e defina a taxa de transmissão em 9600 para verificar o seguinte resultado:

Resultados_DS18x20_Temperature

Documentação:

- Datasheet.

Comentários

Nenhuma avaliação de cliente no momento.

Escrever uma avaliação

Sensor de Temperatura DS18B20 (prova d'água)

Sensor de Temperatura DS18B20 (prova d'água)

Maiores detalhes vide informações na aba MAIS INFORMAÇÕES abaixo.