Módulo Sensor Barômetro - BMP280

SENBRPTBMP280
R$ 10,90

O sensor BMP280 é o sucessor do BMP180, com ganhos em termos de precisão e consumo de energia além do tamanho 63% menor.

Frete e Prazo

Este módulo sensor Barômetro é integrado como o chip BMP280 (sucessor do BMP180), que é um sensor usado para detectar a pressão atmosférica e temperatura, com ganhos em termos de precisão, tamanho 63% menor e reduzido consumo de energia, o que permite o seu funcionando por longos períodos com alimentação por bateria. Dessa forma ele passa a ser altamente indicado em projetos com drones, estações meteorológicas, dispositivos com GPS, relógios, etc.

O BMP280 possui uma faixa de medições entre 30.000 e 110.000Pa, onde o símbolo "Pa" siginifica Pascal, que é a unidade padrão de medida para pressão no SI (Sistema Internacional de Unidades). 1Pa equivale a força de 1N aplicada uniformemente sobre uma superfície de 1 m². Mas o mais comum é ver essa unidade convertida em hPa (hectoPascal), que equivale a 100Pa ou kPa (kiloPascal), que equivale a 1000Pa. O BMP280 proporciona uma precisão absoluta de 0,12hPa e ruído de até 0,03hPa, além de fornecer uma medição de temperatura na faixa entre -45°C e 85°C, com precisão de +/-1°C.

O BMP280 é um sensor digital, cuja comunicação pode ser realizada através da interface I2C. Isso significa que a leitura dos dados de pressão e temperatura são menos suscetíveis ao ruído em relação a um sinal analógico.

I2C (Inter-Integrated Circuit) é um barramento serial multi-mestre desenvolvido pela Philips que é usado para conectar periféricos de baixa velocidade a uma placa mãe, a um sistema embarcado ou a um telefone celular. O nome significa Circuito Inter-integrado e é pronunciado I-dois-C.

O I2C utiliza apenas duas linhas bidirecionais de dreno aberto, que são: Dados Seriais (Serial Data - SDA) e Clock Serial (Serial Clock - SCL). Este protocolo especifica dois sinais de comunicação, um com o sinal de clock (SCL) gerado pelo mestre para manter o controle dos dados, e outro para transmissão bidirecional dos dados (SDA). O endereço padrão I2C para este módulo é 0x77.

Você pode estar se perguntando por que alguém iria querer medir a pressão atmosférica? Pois bem veja abaixo dois pontos relevantes para saber a pressão atmosférica:

1) Você provavelmente já ouviu em algum jornal o repórter falar sobre a previsão do tempo e isso só é possível porque a pressão atmosférica está diretamente relacionada com as mudanças no clima. Ou seja, a baixa pressão significa tipicamente um clima ruim, nublado, chuvoso, ou até mesmo com neve. Enquanto a alta pressão geralmente significa um tempo bom, mais claro, ensolarado.

2) Um segundo uso, amplamente aplicado para sensores de pressão está na altimetria. Como a pressão atmosférica tem uma relação mensurável com altitude e varia com o tempo/clima, então você pode usar o BMP180 para realizar um medida mais precisa se você souver a pressão ao nível do mar (ao nível do mar a apressão média é 101325Pa). Para isso basta deduzir a altitude medida da altitude ao nível do mar para saber o quão alto você está em relação ao nível do mar.


Características:

- Ampla faixa de pressão: 300hPa a 1100hPa (Altitude +9000m a -500m);

- Faixa de temperatura: -45 e 85°C;

- Tensão de operação: 3.3V;

- Interface I2C;

- Totalmente calibrado;

- Baixo consumo de energia: 5μA em uma amostra / sec. no modo padrão;

- Resolução: 0,06hPa (Altitude 50cm);

- Ruído: 0,03hPa.


Conexões:

O módulo pode ser conectado ao Arduino ligando-se o pino SCL do módulo na porta analógica A5 do Arduino, o pino SDA na porta analógica A4 do Arduino, o pino positivo no 3,3V (NÃO UTILIZAR 5V) e o pino negativo no GND.

Características

99 Itens

Comentários

Não há comentários