Módulo Sensor de Reflexão IR c/ Fotodiodo
Módulo Sensor de Reflexão IR c/ Fotodiodo
Módulo Sensor de Reflexão IR c/ Fotodiodo
Módulo Sensor de Reflexão IR c/ Fotodiodo

Módulo Sensor de Reflexão IR c/ Fotodiodo

SENIRSEGLINFD
R$ 10,20
Sem imposto

Esse sensor de reflexão destinado a detectar obstáculos é composto por um LED emissor de infravermelho, um fotodiodo receptor de IR e um CI comparador LM393. Possui três terminais (Vcc, GNG, OUT), facilitando sua conexão com Arduino, PIC ou Raspberry Pi, visto que sua tensão de trabalho está entre 3.3-5V.

Frete e Prazo

Descrição

Esse Módulo Sensor de Reflexão IR, também denominado Sensor Seguidor de Linha, é constituído de um LED emissor de infravermelho e um fotodiodo receptor apontando para o mesmo lado, assim quando algum obstáculo/objeto passa no ângulo de reflexão (35°) dentro da distância ajustada, o sensor indica tal situação acendendo um LED verde na placa e colocando a saída em nível lógico baixo.

Este Módulo Sensor de Reflexão IR opera na faixa de tensão 3.3 a 5VDC, além de possuir um sistema de controle baseado no circuito integrado amplificador operacional LM393 e em um trimpot para ajuste da distância de detecção, que pode ficar entre 2cm ~ 30cm. Esta distância, mesmo após ser ajustada pelo trimpot poderá ser diferente dependendo do tamanho e cor do obstáculo.

Módulo Sensor de Reflexão IR foi desenvolvido para aplicação em projetos robóticos e, é principalmente aplicado no desenvolvimento de projetos de “robôs seguidores de linha”.

Os “robôs seguidores de linha” são projetos que funcionam a partir de linhas pretas demarcadas no chão, desde que o chão seja totalmente branco, ou de linhas brancas, desde que o chão seja totalmente preto. O robô seguirá estas linhas, que definirão o trajeto a ser seguido graças ao Sensor de Linha.

Para que o robô possa seguir a linha predefinida é necessária a presença do Módulo Sensor de Reflexão IR, que é o responsável por emitir diferentes frequências de luzes para identificação do caminho, que ao refletirem na linha demarcada voltam ao sensor, adiantando ao microcontrolador a presença de curvas, por exemplo, e preparando os sinais do Sensor de Linha para que os motores realizem as manobras necessárias que mantém o “robô seguidor de linha” no caminho correto.

Atuando em conjunto com as placas microcontroladoras, o Sensor de Linha é compatível com a maioria dos sistemas disponíveis no mercado, entre eles: Arduino, PIC, ARM, AVR, etc.

Características:

- Tensão de operação: 3,3 - 6VDC;

- Corrente de operação: 20mA;

- Distância de detecção: 2 até 10cm;

- Faixa de detecção: 35ºC;

- Presença de obstáculo: nível lógico baixo (LOW);

- Ausência de obstáculo: nível lógico alto (HIGH);

- Sensibilidade ajustável através de trimpot;

LEDs indicadores: Verde – Sensor ativado e Vermelho – Sensor alimentado;

- Temperatura de operação: -10º a 50ºC;

- Dimensões: 14mm(L) X 06mm(A) X 37mm(C);

- Peso: 8g.

Características

27 Itens

Comentários (0)

No reviews