Sensor de Movimento por Microondas (Radar...
Sensor de Movimento por Microondas (Radar...
Sensor de Movimento por Microondas (Radar Doppler RCWL-0516)
Sensor de Movimento por Microondas (Radar Doppler RCWL-0516)

Sensor de Movimento por Microondas (Radar Doppler RCWL-0516)

SENMOVRCWL516
R$ 10,90
Sem imposto

Frete e Prazo

Descrição

O Sensor de Movimento RCWL-0516 possui como base de funcionamento o efeito de Doppler, o qual é referido como um fenômeno físico observado nas microondas quando emitidas ou refletidas por um objeto que está em movimento com relação ao observador.

Esse Sensor de Movimento por Microondas RCWL-0516 é constituído por um módulo transceptor Doppler, que conta com um Ressonador Dielétrico Oscilador (DRO) localizado em seu interior. Dessa forma, assim que é alimentado o sensor envia um trem de pulsos e quando as ondas geradas pelo RCWL-0516 se deparam com um objeto, elas rebatem e retornam a origem, os quais o tornam ideal para uso em equipamentos de detecção de movimento de humanos e até mesmo alguns materiais não metálicos como: madeira, plástico, vidro etc.

O Sensor de Movimento por Microondas RCWL-0516 em geral é encontrado em portas e portões com abertura automática, sistemas de iluminação com acendimento automático por movimento, para medição da velocidade, etc.

Esse sensor possui em sua placa marcações para soldagem de capacitor e resistores com a finalidade de alterar alguns de seus parâmetros como: tempo de ativação da saída, distância de detecção, tensão no LDR (permite que um LDR seja instalado junto a placa).

ESPECIFICAÇÕES:

- Modelo: Sensor de Presença e Movimento Microondas RCWL-0516;

- Pinos: 3V3/GND/OUT/VIN/CDS;

- Tensão de funcionamento: 4 a 28V DC;

- Tensão de saída: 3.3V;

- A corrente de operação típica é de 2,8mA e a máxima pode chegar a 3mA;

- A potência dissipada típica é de 20mW e a máxima pode chegar a 30mW;

- O alcance do sensor: 360º (omnidirecional);

– O tempo de ativação da saída padrão: 2 segundos;

– A temperatura de operação:-20ºC a 80ºC;

- Dimensões (CxLxA): 36x17x1,6mm;

– Distância de alcance e detecção: 7m (aproximadamente);

- Peso: 1,8g.

CARACTERÍSTICAS:

- Pinos 3V3 / GND / OUT / VIN / CDS: terminais de alimentação, comunicação e controle:

  • 3V3 (ALIMENTAÇÃO): este pino fornece uma tensão na faixa de 3.2V a 3.4V para alimentação de algum outro dispositivo que opere dentro desta faixa. A corrente típica fornecida por este pino é de 100mA;
  • GND (TERRA): pino terra para alimentação do sensor;
  • OUT (SAÍDA DE SINAL): pino de saída utilizado para verificação de ativação do sensor. Este pino deve ser conectado a uma porta digital do microcontrolador para que seja possível verificar o estado atual da saída. Quando houver detecção de movimento a saída assumirá nível alto (HIGH ou 1) e quando não houver detecção a saída vai se manter em nível lógico baixo (LOW ou 0). Lembrando que se houver algum LDR inserido no sensor, mesmo que haja movimento no ambiente, OUT só irá assumir nível alto quando estiver com pouca luz sobre o LDR ou com ausência de luz. Além disso, se a saída já estiver ativada e houver um novo movimento neste intervalo, ela vai permanecer ativada até que não seja mais detectado movimento. Ou seja, a contagem de 2 segundos reinicia sempre que houver um novo movimento no campo de detecção do sensor;
  • VIN (ALIMENTAÇÃO DO SENSOR): pino para conexão da alimentação externa, que deve ser na faixa de 4 a 28VDC.

- CDS (CONEXÃO PARA LDR EXTERNO): CDS (cadmium sulfide), significa em português sulfeto de cádmio. O sulfeto de cádmio é uma substância sólida e semicondutora que quando sofre incidência de luz, tem sua condutividade aumentada. Esta substância é comumente utilizada na construção de LDR (Fotorresistor). Portanto, na marcação CDS há um par de pinos para soldar um LDR. Pois é comum, principalmente em corredores de prédios ter um LDR instalado junto a sensores detectores de movimento, pois ele garante que mesmo que seja detectado algum movimento, a saída só será ativada quando houver pouca luz ou ausência de luz e a lâmpada só será acesa mediante esta condição. O uso do LDR é opcional.

- C-TM: o tempo padrão de ativação da saída (OUT) é de 2 segundos. A marcação C-TM é utilizada para soldagem de um capacitor com o intuito de alterar o tempo de ativação da saída.

- R-GN: na marcação R-GN pode ser soldado um resistor SMD para alterar a distância de detecção. Segundo o fabricante, se adicionar um resistor de 1MΩ a distância de detecção passa de 7 metros para 5 metros (distância mínima de detecção do sensor, conforme especificação).

- R-CDS: quando existir um LDR conectado ao Módulo Sensor RCWL-0516, para que OUT passe a ter nível alto após detectar o movimento, será necessário que a tensão em cima do LDR seja maior que 0.7V, logo, quanto maior a luminosidade na superfície do LDR, menor será a tensão em cima dele. A marcação R-CDS é utilizada para que possamos ajustar a tensão em cima do LDR (CDS). Nesta marcação, deve ser soldado um resistor SMD para alterar a tensão no LDR. Dependendo do valor de resistor que soldarmos nesta marcação, a tensão no LDR poderá ser aumentada e com isso, mesmo que ainda não esteja escuro, o valor mínimo de 0.7V para ativação da saída poderá ser alcançado.

Características

210 Itens

Comentários (0)

No reviews