Módulo Sensor de Gás Natural e Metano MQ-4

Módulo Sensor de Gás Natural e Metano MQ-4

SENGASMQ00004
R$ 18,50
Sem imposto

Maiores detalhes vide informações na aba MAIS INFORMAÇÕES abaixo.

Frete e Prazo

Descrição

Esse Módulo integra o sensor de gás MQ-4 que é útil para a detecção de fugas de gás.

O MQ-4 pode medir concetrações de gases na faixa de 200 a 10.000ppm, como por exemplo: Gás Natural, Metano (CH4), etc.

O MQ-4 também é capaz de detectar, mas com baixa sensibilidade odores de álcool, e fumaça.

O MQ-4 opera em temperaturas de -20 a 70ºC e consome menos de 150mA a 5V.

Calibração: Como uma resistência entre a saída do sensor e o terra determina o grau de sensibilidade do MQ-4, então a carga da resistência deve ser ajustada com o potenciômetro presente na placa do módulo para a sua particular aplicação, tomando-se como base as equações do datasheet. Dessa forma assim que o sensor detectar a presença de algum gás será possível registrar uma alteração nessa resistência, permitindo medir o nível de tensão no pino AOUT, que pode variar entre 0V a 5V. E com base no tempo de resposta do sensor pode ser tomadas medidas preventivas rapidamente.

Conexões:
O módulo sensor pode ser conectado ao Arduino ligando-se o pino positivo (VCC) no 5V, o pino negativo (GND) no GND e o pino AOUT em um pino analógico, como por exemplo A0, dessa forma será possível realizar a leitura do sinal analógico desse pino e acompanhar essa leitura através do Serial Monitor da IDE do Arduino.


Observação: Este módulo é destinado para propósitos experimentais. Dessa forma a Hu Infinito não se responsabiliza por qualquer dano gerado em virtude de sua utilização.

Características

198 Itens

Comentários (0)

No reviews