Módulo Sensor de Linha IR

Módulo Sensor de Linha IR

SENIRSEGLIN01
R$ 17,25
Sem imposto

Maiores detalhes vide informações na aba MAIS INFORMAÇÕES abaixo.

Frete e Prazo


Descrição

Esse Módulo Sensor de Reflexão IR também é chamado Sensor Seguidor de Linha é constituído de 1 sonda (sensor infravermelho KY-032) que emite e recepta sinais luminosos, possibilitando, deste modo, maior precisão na identificação do trajeto, por meio de linhas predemarcadas, cujo distância máxima de sensibilidade está entre 2 e 40cm.

O Módulo adota é composto basicamente por um LED emissor de luz infravermelha e um receptor sensível à essa luz, além de um resistor para limitar a corrente do LED e outro que coloca a saída em nível alto, onde é possível, por exemplo, fazer a detecção de uma linha por meio da variação de luz infravermelha refletida pela superfície onde está a linha.

O Módulo Sensor de Reflecção IR foi desenvolvido para aplicação em projetos robóticos e, é principalmente aplicado no desenvolvimento de projetos de “robôs seguidores de linha”.

Os “robôs seguidores de linha” são projetos que funcionam a partir de linhas pretas demarcadas no chão, desde que o chão seja totalmente branco, ou de linhas brancas, desde que o chão seja totalmente preto. O robô seguirá estas linhas, que definirão o trajeto a ser seguido graças ao Sensor de Linha.

Para que o robô possa seguir a linha predefinida é necessária a presença do Módulo Sensor de Reflecção IR, que é o responsável por emitir diferentes frequências de luzes para identificação do caminho, que ao refletirem na linha demarcada voltam ao sensor, adiantando ao microcontrolador a presença de curvas, por exemplo, e preparando os sinais do Sensor de Linha para que os motores realizem as manobras necessárias que mantém o “robô seguidor de linha” no caminho correto.

Atuando em conjunto com as placas microcontroladoras, o Sensor de Linha é compatível com a maioria dos sistemas disponíveis no mercado, entre eles: Arduino, PIC, ARM, AVR, etc.

Este Módulo Sensor de Reflecção IR opera na faixa de tensão 3.3 a 6VDC e o mesmo foi projetado para funcionar com frequência de 38KHz e o seu circuito oscilador é baseado em um temporizador NE555. Além disso, o módulo possui dois potenciômetros ajustáveis, sendo um para controle da frequência de operação e outro para controle da sensibilidade da distância de detecção que pode ficar entre 2cm e 40cm. O tamanho e cor do obstáculo ou objeto influenciam na distância de detecção.

Características:

- Tensão de operação: 3,3 - 6VDC;

- Corrente de operação: 20mA;

- Distância de detecção: 2cm até 10cm;

- Faixa de detecção: 35ºC;

- Presença de obstáculo: nível lógico baixo (LOW);

- Ausência de obstáculo: nível lógico alto (HIGH);

- Sensibilidade ajustável através de trimpot;

- Temperatura de operação: -10º a 50ºC;

- Dimensões: 16mm(L) X 10mm(A) X 40mm(C);

- Peso: 8g.

Características

Comentários (0)

No reviews