Módulo de Memória EEPROM 256K

Módulo de Memória EEPROM 256K

MDLEEPROM256K
Não há produtos suficientes em estoque
R$ 43,89

Frete e Prazo

Este módulo foi desenvolvido para expandir a memória do seu projeto com Arduino. Basta conectá-lo nos pinos I2C do Arduino para permitir a expansão de 32Kbytes de memória.

 

O módulo pode ser conectado ao Arduino ligando-se o pino SCL do módulo na porta analógica A5 do Arduino, o pino SDA na porta analógica A4 do Arduino, o pino positivo no 5V e o pino negativo no GND.

 

I2C (Inter-Integrated Circuit) é um barramento serial multi-mestre desenvolvido pela Philips que é usado para conectar periféricos de baixa velocidade a uma placa mãe, a um sistema embarcado ou a um telefone celular. O nome significa Circuito Inter-integrado e é pronunciado I-dois-C.

 

O I2C utiliza apenas duas linhas bidirecionais de dreno aberto, que são: Dados Seriais (Serial Data - SDA) e Clock Serial (Serial Clock - SCL). Este protocolo especifica dois sinais de comunicação, um com o sinal de clock (SCL) gerado pelo mestre para manter o controle dos dados, e outro para transmissão bidirecional dos dados (SDA).

 

O endereço padrão I2C é 0x50, mas este módulo pode ser ajustável de 0x50 a 0x57 de acordo com a necessidade da aplicação através das quatro chaves DIP, onde a posição da chave em ON significa bit 1, logo na posição contrária significa bit 0. Então se as chaves A2, A1 e A0 forem posicionadas em ON o endereço correspondente será 0x57. 

 

Veja os demais endereços na tabela abaixo:

A0

A1

A2

Endereço

OFF

OFF

OFF

0x50

ON

OFF

OFF

0x51

OFF

ON

OFF

0x52

ON

ON

OFF

0x53

OFF

OFF

ON

0x54

ON

OFF

ON

0x55

OFF

ON

ON

0x56

ON

ON

ON

0x57

 

Outro ponto a ser configurado no Módulo EEPROM é a chave RS, pois ela é usada para definir o que se conecta ao SDA e SCL na transmissão I2C através de resitores de pull-up.

 

 

Como através do barramento I2C é possível conectar vários dispositivos de acordo com as disposições do seu protocolo, então quando houver mais de um módulo de armazenamento no barramento I2C é necessário setar o RS do módulo mais perto do Arduino para a posição “ON”, e os RS dos outros módulos de armazenamento não podem ser setados como “ON”.

 

Se estiver usando Arduino Sensor Shield V4, preste atenção à posição do jumper IIC/COM, pois ele deve estar conectado para o lado IIC, já que deseja-se usar o modo de conexão I2C.

 

Após conectar o Módulo EEPROM no Arduino e carregar o programa contido na aba DOWNLOAD dessa página, abra a tela Serial Monitor da IDE do Arduino para verificar o seguinte resultado:

 

Características

Anexos

Comentários

Não há comentários