Raspberry Pi Pico
Raspberry Pi Pico
Raspberry Pi Pico
Raspberry Pi Pico
Raspberry Pi Pico
Raspberry Pi Pico

Raspberry Pi Pico

RBYPI0MODPICO
R$ 79,90
Sem imposto

Raspberry Pico é uma placa pequena, rápida e versátil construída com o novo chip microcontrolador RP2040.

Frete e Prazo

Descrição

O Raspberry Pi Pico foi projetado por Raspberry Pi para ser uma plataforma de desenvolvimento flexível e de baixo custo, usando o novo chip microcontrolador RP2040, o qual conta com dois núcleos ARM Cortex-M0+ com um clock de até 133 MHz.

O Raspberry Pico fornece circuitos externos mínimos (mas flexíveis) suportados pelo chip RP2040, que conta com 256KB de memória SRAM, 2MB de memória Flash, além de sensor de temperatura e um RTC (Real Time Counter) de alta precisão, integrados na placa.

O Raspberry Pico usa um SMPS buck-boost integrado, que é capaz de gerar os 3,3 volts necessários para alimentar o chip RP2040 e seus circuitos em uma ampla faixa de tensões de entrada (1,8 a 5,5V). Isso permite uma flexibilidade significativa na alimentação da unidade, seja a partir da própria micro-USB da placa, ou com uma única célula de íon de lítio ou 3 células AA em série. Os carregadores de bateria também podem ser facilmente integrados.

A maioria dos pinos E/S do microcontrolador RP2040 são disponibilizados para o usuário nas bordas esquerda e direita da placa em furos, eles também estão disponíveis de forma castelada (com isso você pode integrar a placa diretamente ao projeto). Quatro IOs são usados para funções internas - acionamento de um LED, controle de energia da fonte de alimentação de modo comutado (SMPS) integrado e detecção das tensões do sistema.

Programável em C/C++ e MicroPython, inclusive através da IDE do Arduino, o que torna o Raspberry Pico adaptável a uma vasta gama de aplicações e níveis de habilidade, que vai desde o controle de aparelhos à operação de uma tela de luz.

Os usuários mais experientes podem tirar proveito do rico conjunto de periféricos do Raspberry Pi Pico, que inclui SPIs, I2Cs e pinos de máquinas com estado de E/S programável (PIO) para suporte periférico personalizado.

A reprogramação do Raspberry Pico pode ser feita usando a porta micro-USB (basta arrastar e soltar um arquivo no Pico que aparece como dispositivo de armazenamento em massa) ou a porta Serial Wire Debug (SWD) padrão, que pode redefinir o sistema e carregar e executar o código sem pressionar nenhum botão. A porta SWD também pode ser usada para depurar interativamente o código em execução no RP2040.


Especificações:

• Microcontrolador RP2040 ARM Cortex-M0+ Dual Core;

• Clock 133 MHz;

• Memória SRAM: 256 KB;

• Memória FLASH: 2 MB;

• Porta micro-USB B para alimentação e dados (e para reprogramação do Flash);

• PCB de 40 pinos 21x51 estilo 'DIP' com 1 mm de espessura e pinos passantes de 0,1", distribuídos da seguinte forma:

    1. 26 pinos de E/S para uso geral de 3,3 V (GPIO multifuncionais);

    2. 23 GPIOs digitais, 3 analógicas ADC com precisão de 12 bits e 16 canais PWM;

    3. Há pinos de comunicação, sendo: 2x SPI, 2x I2C, 2x UART.

• Tensão alimentação de 1,8-5,5V (NOTA! a tensão IO é fixada em 3,3 V);

• Conversor Analógico para Digital (ADC) de 12 bits 500ksps;

• 1 × temporizador com 4 alarmes, 1 × contador em tempo real;

• 2 × blocos IO programáveis, 8 (PIO) pinos de máquina de estados programáveis:

    1. E/S de alta velocidade flexível e programável pelo usuário;

    2. Pode emular interfaces como cartão SD e VGA;

• Porta ARM Serial Wire Debug (SWD) de 3 pinos;

• Dimensões: 21 mm x 51.3 mm x 3.9 mm.


Para obter detalhes completos do microcontrolador RP2040, consulte a folha de dados do RP2040.


Atenção!!! a placa não acompanha as barras de pinos, pois existem diversas formas de uso, até mesmo sem as barras, ou seja, apenas soldando fios diretamente nos furos dos GPIOs para conexão.

Características

17 Itens

Comentários (0)

No reviews