Sensor de Proximidade Indutivo
Sensor de Proximidade Indutivo
Sensor de Proximidade Indutivo
Sensor de Proximidade Indutivo

Sensor de Proximidade Indutivo

SENPINELJ12A3
R$ 44,90
Sem imposto

Sensor de proximidade indutivo NPN (Normalmente Aberto) com alcance de 4mm.

Frete e Prazo

Descrição

Este sensor indutivo de proximidade é composto por um núcleo de ferrite envolto por uma bobina, um circuito oscilador e um circuito disparador em conjunto com um amplificador (Disparador de Schmitt).

Este tipo de sensor apresenta a capacidade de detectar objetos metálicos (ferro, aço, alumínio e outros) em pequenas distâncias (4mm). Sendo, portanto, definido como um sensor de proximidade.

O princípio de funcionamento do sensor indutivo se dá a partir do um campo eletromagnético variável que é gerado pelo oscilador em conjunto com a bobina na extremidade do dispositivo. Quando um material metálico penetra neste campo são induzidas pequenas correntes parasitas. Com a indução no metal ocorre uma diminuição na energia do campo e, consequentemente, na amplitude do sinal proveniente do oscilador. Quando este sinal se torna muito baixo o circuito de disparo percebe a mudança e altera a tensão de saída. Fornecendo uma resposta lógica, de nível alto ou baixo, que pode ser utilizada no controle do processo.

Adicionalmente, o chaveamento do sensor CC pode ser normalmente aberto (NA) ou normalmente fechado (NF), que deve ser escolhido de acordo com a necessidade do projeto. Em alguns modelos, mais especificamente nos modelos CC de três ou quatro fios, os transistores utilizados no circuito amplificador podem ser do tipo PNP ou NPN. Portanto, se o sensor possuir característica PNP, o potencial positivo será ligado e, caso seja NPN, a ligação deverá ser feita pelo fio de potencial negativo.


Por ser desenvolvido especialmente para projetos, possui um corpo cilíndrico, acompanhado de duas porcas e duas arruelas para que possa ser facilmente fixado em qualquer lugar, contando ainda com um LED que se acende a cada elemento detectado.

Aplicações: Os sensores indutivos podem ser aplicados em diferentes funções relacionadas à percepção de proximidade. Dentre as principais aplicações deste tipo de sensor estão:

– Detecção de presença ou ausência de um material metálico (ferro, aço, alumínio e outros);

– Detecção de passagem de um material;

– Detecção de fim de curso;

– Contagem e reconhecimento de pulsos por meio de componente mecânico dentado;

– Leitura de posição.


O sensor indutivo é um dispositivo que apresenta versatilidade, oferece segurança nas aplicações de automação, podendo ser aplicado tanto em ambientes industriais como em máquinas e linhas de transportadora, como também na linha de robótica para reconhecimento de superfície.



Especificações: 

  • Modelo: LJ18A3
  • Tensão de funcionamento: 6 a 36V;
  • Corrente: <200mA;
  • Distância de detecção: 0 a 7mm;
  • Sinal de saída: baixo nível;
  • Frequência: DC 0.5kHz , AC 25Hz;
  • Tipo: Indutivo;
  • Estado: NA (Normalmente aberto);
  • Comprimento do fio: 110cm;
  • Comprimento do sensor: 68mm;
  • Diâmetro: 18mm;
  • Peso: 44g.


Conexões dos fios
:

  1. Vermelho ou Marrom: +6 a 36VDC;
  2. Verde ou Azul: GND;
  3. Amarelo ou Preto: Saída NPN coletor aberto (aconselhável conectar um resistor pull-up de 10Kohm ao +6 a 36V).

Características

8 Itens

Comentários (0)

No reviews