Shield Driver Motor PonteH - L293D

SHDPONTEHL293
R$ 26,50

Este Shield é baseado no chip L293D e com ele é possível controlar até 4 Motores DC, 2 Servos ou 2 Motores de Passo.

Frete e Prazo

Este Shield Driver Motor PonteH - L293D é constituído pelo chip L293D, que é um driver de motor ao qual possui internamente duas Ponte H e suporta uma corrente de saída de até 600mA por canal, sendo assim é capaz de acionar um par de motores DC ou motores de passo único. O shield também vem com um chip registrador de deslocamento (74HC595), capaz de expandir 4 pinos digitais do Arduino para os 8 pinos de controle da direção dos chips L293D.

O Shield Driver Motor PonteH - L293D foi desenvolvido para efetuar o controle do sentido de giro (horário e anti-horário) e velocidade dos seguintes motores:

  1. 4 motores DC bidirecionais com seleção de velocidade de 8 bits (0-255);
  2. 2 motores de passo (unipolar ou bipolar) com bobina simples, bobina dupla, intercalada ou micro-passo;
  3. 2 servomotores.

Como o shield vem com dois chips de driver para motor (L293D), isso significa que ele pode acionar individualmente até quatro motores DC, tornando-o ideal para a construção de plataformas de robô de quatro rodas.

Os canais de saída de ambos os chips L293D estão acessíveis através dos terminais de parafuso com 5 pinos (M1 , M2 , M3 e M4), onde é possível conectar até quatro motores DC com tensões entre 4,5 a 25V, mas lembrando que cada canal só pode fornecer até 600mA por motor DC. Assim, a quantidade de corrente fornecida ao motor dependerá da fonte de alimentação do sistema.

Nos mesmos terminais de parafuso com 5 pinos, pode-se conectar até dois motores de passo, sendo um motor de passo para a saída M1-M2 e outro para M3-M4. 


Caso o motor de passo seja do tipo unipolar, o terminal GND também está disponível, podendo assim conectar as tomadas centrais de ambos os motores de passo a este terminal.

Em uma das extremidades do shield está disponível duas barras de pinos machos 1x3, que correspondem as saídas PWM de 16 bits, dos quais pode-se conectar até dois servomotores.

Shield Driver Motor PonteH - L293D, conta ainda com os seguintes recursos abaixo:

  1. matriz de resistores suspenso para manter os motores desligados durante a inicialização;
  2. um LED integrado para indicar que a fonte de alimentação do motor está OK. Se não estiver aceso, os motores não funcionarão;
  3. um botão RESET, que nada mais é do que o mesmo botão de reset do Arduino.


Existem três cenários quando se trata de fornecer energia para os motores através do shield:

  1. Fonte de alimentação DC única para Arduino e motores: para ter uma única fonte de alimentação DC para Arduino e motores, deve-se conectar uma fonte externa ao próprio jack DC do Arduino ou ao borne EXT_PWR de 2 pinos do shield, mantendo o jumper de alimentação do shield conectado. Este método só deve ser utilizado quando a tensão de alimentação do motor for inferior a 12V;
  2. (Recomendado) Arduino alimentado por USB e motores por meio de uma fonte de alimentação DC: conectar o cabo USB ao Arduino e em seguida, uma fonte de alimentação externa ao borne EXT_PWR de 2 pinos do shield. Certifique-se de que o jumper PWR seja removido do shield;
  3. Duas fontes de alimentação DC separadas para o Arduino e motores: conectar a alimentação do Arduino ao seu jack DC e conectar a alimentação externa do motor ao borne EXT_PWR de 2 pinos do shield. Certifique-se de que o jumper PWR seja removido do shield.

Pinos não utilizados pelo Shield Driver Motor PonteH - L293D:

- pinos digitais: 0, 1, 2 e 13;
- pinos analógicos: A0 a A5.


Especificações:

- Controlador: L293D (datasheet);

- Tensão de operação: 5V - 12VDC;

- Tensão de saída (motores): 4,5 - 25VDC;

- Tensão para servo motores: 5VDC;

- Corrente de saída: 600mA (por canal);

- Corrente de pico: 1,2A por canal;

- Dimensões (CxLxA): 69 x 53 x 10mm;

- Peso: 34g.

Características

13 Itens

Comentários

Não há comentários