ESTAÇÃO DE SOLDA COM CONTROLE TEMPERATURA

SLDESTEP50220

Produto novo

6 Itens

R$ 119,00

Mais informações

Soldar na temperatura correta é muito importante para garantir uma boa qualidade na soldagem. Se a temperatura for demasiadamente baixa, a solda não fluirá corretamente e pode acarretar em juntas de solda fria (juntas secas). Se a temperatura for demasiadamente alta, o fluxo será queimado e não permitirá que a solda flua corretamente. As altas temperaturas também podem causar danos à placa e aos componentes. Quando a temperatura de funcionamento da ponta é definida corretamente para o tipo de solda desejada, irá resultar em uma conexão de boa qualidade.

As ligas de solda mais comuns utilizadas no mercado elétrico/eletrônico são de 60% de estanho e 40% de chumbo (60/40).

A temperatura de trabalho comum para a ponta com solda do tipo 60/40 é especificado a seguir, mas isso pode variar de fabricante para fabricante:

Ponto de fusão.........................................................215°C;

Operação normal......................................................215 a 300°C;

Operação em linha de produção..................................320 a 380°C;

Operação de dessoldagem para pequenos pontos..........315°C;

Operação de dessoldagem para pontos largos...............400°C;

Cuidados com a ponta:

A ponta fornecida é banhada em cobre e vai durar um longo tempo, desde que observada as seguintes condições:

- Sempre manter a ponta estanhada antes de desligar ou armazenar por qualquer período de tempo, limpar apenas antes do uso;

- Não manter o conjunto de ferro a uma temperatura elevada durante longos períodos de tempo, pois isto poderá danificar a superfície da ponta;

- Nunca limpar a ponta com uma lima ou materiais grosseiros e abrasivos;

- Se, no entanto, uma película de óxido se formar sobre a ponta, pode ser limpo esfregando ligeiramente uma lixa de esmeril 600-800, álcool isopropílico ou equivalente. Uma vez que isso é feito, aquecer imediatamente e reestanhar a ponta para evitar oxidação;

- Se for utilizado continuamente, remover a ponta e limpar a cada 20 horas, ou pelo menos uma vez por semana. Além disso, remover qualquer acúmulo de sujeira na ponta;

- Não usar fluxos contendo cloretos ou ácidos. Usar apenas fluxos com resina de breu ou ativado;

- Não usar nenhum material anti-aderente ou compostos com superfície molhável na ponta;

Manutenção:

O ferro de solda da estação deve ser colocado sobre o suporte quando não estiver em uso;

Se o cabo de alimentação estiver danificado de qualquer maneira, deve ser substituído imediatamente, a fim de evitar riscos, porém essa substituição deverá ser realizada por uma pessoa adequadamente qualificada nestes serviços.

Substituição da Ponta:

A substituição ou mesmo limpeza deve ser realizada somente quando o ferro estiver à temperatura ambiente. A ponta pode ser substituída simplesmente desparafusando o conjunto de cilindro serrilhado da porca. É essencial que a estação esteja desligada, deixando-a arrefecer antes e durante esta operação, pois alguns danos podem ocorrer se o sistema for deixado sem a ponta inserida. Após a remoção da ponta, retirar a poeira de óxido que pode ter-se formado na zona de retenção da ponta do tambor. Cuidados devem ser tomados para evitar a poeira em seus olhos.

Após substituir a ponta, apertar a porca, pois seu afrouxamento ocorre quando o ferro está quente. Cuidados devem ser tomados para não apertar demasiadamente a porca, pois isso pode danificar o elemento. 

Limpeza Geral:

A limpeza da caixa exterior da estação de ferro pode ser com um pano úmido, usando pequenas quantidades de detergente líquido neutro. Nunca mergulhe a unidade em líquidos ou mesmo permita a entrada de líquidos na estação. Nunca usar solventes para limpeza da caixa.

Características:

- Modelo: MX-ES98;

- Ferro de solda com resistência de 50W;

- Ferro de solda com ponta substituível;

- Temperatura ajustável:  175 e 480°C;

- Controle de temperatura com LED indicador;

- Saída para aterramento anti-estático;

- Compartimento seguro para descanso do ferro;

- Composição do conjunto: PVC, Cobre, ABS, Aço, Cerâmica;

- Voltagem: 220V;

- Frequência: 60Hz;

- Comprimento dos cabos elétricos: 1,2m.

Comentários

Nenhuma avaliação de cliente no momento.

Escrever uma avaliação

ESTAÇÃO DE SOLDA COM CONTROLE TEMPERATURA

ESTAÇÃO DE SOLDA COM CONTROLE TEMPERATURA